Como surgiu esta iniciativa?
Desde a sua criação em 1992, o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, organização não governamental dedicada à conservação da biodiversidade brasileira, tem como parte de sua missão multiplicar o conhecimento adquirido com suas pesquisas científicas e projetos ligados à sustentabilidade. O início das ações de educação do Instituto foi em 1996, quando criou em Nazaré Paulista (SP), junto à sua sede, o CBBC – Centro Brasileiro de Biologia da Conservação, pioneiro em cursos do gênero no Brasil. Com o decorrer dos anos, outros cursos foram realizados, ampliando as temáticas e o número de alunos interessados em aprender mais sobre meio ambiente, conservação e sustentabilidade.
O objetivo de capacitar e formar pessoas e profissionais para lidar com os novos desafios socioambientais avançou e, em 2006, o IPÊ criou a ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, seu braço de pós-graduação. O primeiro curso da ESCAS foi o Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, com apoio dos empresários Guilherme Leal e Luiz Seabra (Natura Cosméticos). O curso, reconhecido pela CAPES/MEC e realizado em parceria com o Instituto Arapyaú, formou sua primeira turma em 2008, no formato regular no campus de Nazaré Paulista.
Em 2009, o Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável passou também a ser realizado no município de Uruçuca, sul da Bahia, em formato modular, com apoio da Fibria.
Ao longo dos anos, o programa tem se consolidando como uma proposta diferenciada para a formação em conservação socioambiental e sustentabilidade, que une gente e natureza de forma harmônica, saindo da teoria para práticas que surtam efeitos concretos, indo além do que é oferecido no mundo acadêmico tradicional.
Para a sua realização, o Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável conta com importantes parceiros. Além de Instituto Arapyaú e Fibria, o curso conta com o suporte de US Fish and Wildlife Service e o Programa do WWF/EFN – Education for Nature.