Cenário político, econômico e ambiental
- Economia ecológica (externalidades negativas entre outros)
- Cenário político, econômico
- Relação pobreza e meio ambiente
|
|
Negócios socioambientais – tipologia e histórico
- Conceitos existentes, nomenclaturas, diferenças e semelhanças
- Principais correntes teóricas (historia geográfica dos conceitos, outras)
- O que é semelhante e/ou diferente de cada nomenclatura?
|
|
Princípios e estratégias de negócios socioambientais
- Quais são os princípios de negócio que estão funcionando?
- Estratégias mais comumente utilizadas e visão dos grandes estrategistas de negocio
- Estratégias de concepção: Inovação de ruptura, design thinking , alianças e parcerias
- Estratégias de expansão: Desafios de escala, Investimento – Participação acionária ou não, alianças e parcerias
|
|
Metodologia: Apresentação e solução de desafios de casos reais, Estudos de casos
Gestão de um negocio socioambiental
- Planejamento estratégico
- Gestão mercadológica (branding, mercados CDE, mercado de carbono, mercado ecossistemico)
- Capital humano (perfil de liderança, novas profissões, novo mindset, competências, desenvolvimento de pessoas, sucessão, etc)
- Questões jurídicas e tributárias
- Modelo de governança e accountability
- Gestão Financeira
- Avaliação do impacto (IRIS, GIIRS, além da abordagem de 04 dimensões, indicador tangível e intangível)
|
|
Liderança e os Negócios Socioambientais
- Das coisas que eu aprendi o que faz mais sentido para mim?
- Quais são meus talentos e paixões?
- Quais são os contextos/necessidades que seriam minha “causa”
- Como eu me vejo atuando? Como seguirei minha carreira neste campo?
|
|
|
|