O Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da ESCAS está com as inscrições abertas para a Turma Nazaré Paulista 2026, com aulas iniciando no segundo semestre.
Reconhecido pela CAPES e com nota 4, este foi o primeiro mestrado profissional do país da área de Biodiversidade. Possui foco em Conservação e Desenvolvimento Sustentável, e trata-se de um curso de pós-graduação stricto-sensu interdisciplinar, sendo aberto a portadores de diploma de curso superior provenientes de todas as áreas de conhecimento interessados nos temas globais de conservação e sustentabilidade.
Para se inscrever no processo seletivo, que segue até às 17h (horário de Brasília) do dia 29/05/2026, os interessados devem observar as condições dispostas no Edital Nazaré Paulista 2026, apresentadas, de forma resumida, nos tópicos abaixo:
Documentos (formato PDF):
Currículo Lattes do CNPq (com foto);
Ensaio – até 10 páginas;
Carta de Intenção do candidato;
1 Carta de Recomendação;
Comprovante de pagamento da taxa de inscrição: R$ 100,00.
Atenção! Serão aceitas apenas inscrições eletrônicas. Os candidatos devem anexar os documentos em PDF listados acima ao e-mail mestrado@ipe.org.br e preencher o formulário de inscrição.
Para mais informações, acesse o Edital Nazaré Paulista 2026.
Calendário
Período de inscrições: 03/11/2025 até às 17h (horário de Brasília) do dia 29/05/2026;
Avaliação de Língua Portuguesa (online): 10/06/2026;
Avaliação oral/ entrevista (Online): 10, 22 e 23 de junho de 2026;
Divulgação de resultado: 30/06/2026;
Matrículas (Online): 20 a 30 de julho de 2026;
Início das aulas: 31/08 a 04/09 de 2026 (módulo presencial em Nazaré Paulista).
Para mais detalhes, acesse o Edital Nazaré Paulista 2026.
Bolsas de Estudo
Para a turma de 2026 serão oferecidas quatro (4) bolsas do WWF/EUA – Programa Russel Train/Education for Nature (EFN) e doze (12) da Fundação Sol de Janeiro.
WWF/EUA – Programa Russel Train/Education for Nature (EFN)
– Bolsa integral: pagamento de 100% da mensalidade;
– Bolsa parcial: pagamento de 69% da mensalidade.
Fundação Sol de Janeiro
– Bolsa parcial Acadêmica: pagamento de 50% da mensalidade;
– Bolsa integral e parcial Socioeconômica: pagamento de 100% ou 50% da mensalidade;
– Bolsa integral Povos e Comunidades Tradicionais (PCT): pagamento de 100% da mensalidade e ajuda de custo para as aulas presenciais.
Os candidatos à Bolsa integral Povos e Comunidades Tradicionais (PCT) deverão comprovar pertencimento aos grupos beneficiários por meio de documentação oficial, RANI (para povos e etnias indígenas) e/ou documento de Autodeclaração PCT.
Para informações completas sobre o Processo Seletivo Turma Nazaré Paulista 2026, critérios de avaliação e elegibilidade às bolsas, formato do curso e disposições gerais, acesse o Edital Nazaré Paulista 2026.
Ficou com alguma dúvida sobre o edital e gostaria de nos fazer alguma pergunta? Basta acessar o formulário.
Enter content here. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Razão Social:
CNPJ:
Banco:
Agência:
Conta Corrente:
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.