Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável
Conceito 4 (escala até 5)

Os alunos encontrarão uma jornada de aprendizado inovadora com sólidos conhecimentos científicos, múltiplas vivências relacionadas aos principais temas da Conservação da Biodiversidade e do Desenvolvimento Sustentável, além de governança e resolução de desafios reais.

Com duas linhas de Pesquisa: Conservação da Biodiversidade / Meio Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade, o mestrado profissional atrai o interesse de profissionais que têm em comum o objetivo de transformar realidades, criar/aperfeiçoar processos, ampliar o diálogo com os diferentes atores sociais e assim promover o desenvolvimento sustentável.

No corpo docente estão profissionais que são referência em suas áreas de atuação, eles estão na ponta da inovação socioambiental, tanto em projetos no terceiro setor, quanto na iniciativa privada e na esfera governamental.

Processo Seletivo

Turma Nazaré Paulista 2024 – Inscrições Encerradas

Turma Bahia 2024 – Inscrições encerradas

Público-alvo

Profissionais de diversas formações, como Ciências Biológicas e Engenharias Agronômica, Florestal e Ambiental, Direito, Administração, Pedagogia, Turismo, Desenho Industrial, analistas, gestores socioambientais, coordenadores e diretores da área de Responsabilidade Socioambiental que atuam nas esferas governamental, na iniciativa privada e no terceiro setor ou ainda interessados em migrar para a área.

Formato do Curso

Formato Customizado

Nossas aulas são condensadas e envolvem módulos em campo e módulos teóricos. Este modelo já está consagrado, pois traz os exemplos da prática para os temas abordados em aulas mais conceituais.

Aulas Diferenciadas

O programa tem a duração de quatro semestres, sendo que nos dois primeiros semestres mesclamos  as aulas e módulos de campo com algumas atividades pedagógicas online (ao vivo e online assíncronas).

As aulas  ocorrem em módulos quinzenais que somam 40 horas mensais de atividades, entre aulas teóricas e atividades práticas – exercícios e discussões.

Em relação à parte prática, os estudantes vivenciam todos os temas abordados ao longo do curso nas aulas de campo, compostas por 4 ou 5 semanas imersivas. Nestes momentos, os temas do curso são aplicados na prática, para que os participantes internalizem melhor a experiência de aprendizagem e possam desenvolver e potencializar novos saberes.

As aulas de campo estão divididas em 4 a 5  momentos ao longo do primeiro ano do curso:

  • Três Imersões de cinco dias cada, com alojamento na sede do IPÊ/ESCAS (nas turmas de Nazaré Paulista)
  • Uma imersão de 10 dias que ocorre fora da sede do IPÊ/ESCAS
  • Nas turmas da Bahia as aulas ocorrem na RPPN Estação Veracel (Porto Seguro)

Matriz Curricular

O curso possui um total de 32 créditos divididos entre seis disciplinas obrigatórias ao longo do primeiro ano. Os alunos completam sua formação com o trabalho de conclusão no segundo ano, cujo conteúdo deve ter relação com um desafio da vida real (possível de aplicar/replicar) e com os recursos conceituais e práticos oferecidos pelo curso. O trabalho final possui 12 créditos, contabilizando 44 créditos para o programa. Cada crédito equivale a 15 horas/aula, totalizando uma carga horária de 660 horas.

O programa está estruturado de forma a oferecer um embasamento teórico e prático sólido e divide-se da seguinte forma:

Área de Concentração:

  • Conservação da Biodiversidade
  • Desenvolvimento Sustentável

Linha de Pesquisa:

  • Conservação da Biodiversidade
  • Meio Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade

Matriz Curricular

Produtos Finais

IMAGENS QUE MUDAM O MUNDO – INSPIRANDO PESSOAS PARA À CONSERVAÇÃO DA NATUREZA.Autor: Leonardo Prest Merçon RochaJARDIM CIRANDA, SEMENTE DOURADA DE EDUCAÇÃO REGENERATIVA NARRATIVA DE OITO ANOS DE JORNADA E POSSIBILIDADE PARA TURISMO EDUCACIONAL E AMBIENTALAutor: Ilana Daniella Araujo LewinsohnTERRITÓRIOS REGENERATIVOS DA FRAGMENTAÇÃO À REGENERAÇÃO TERRITORIALAutor: Floriana Danesi BreyerMANUAL PRÁTICO PARA TRABALHO COM SERPENTES EM LABORATÓRIOS NA REDE DE ENSINO DE PORTO SEGURO – BAHIAAutor: Marcelo Arcanjo de JesusPERCEPÇÕES SOBRE A MATA ATLÂNTICA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SANTA CRUZ CABRÁLIA – BAAutor: Nárrima Maria Campos LimaALIMENTAÇÃO NATURAL DE PSITACÍDEOS NA REGIÃO DE PORTO SEGURO-BA E SEU USO EM ANIMAIS SOB CUIDADOS HUMANOSAutor: Francisco Dimas De Sales RibeiroESTUDO COMPARATIVO COM ALUNOS INFANTOJUVENIS DE DOIS GRUPOS QUE FREQUENTAM AMBIENTES DIFERENCIADOS EM PORTO SEGURO, BA, UMA ESCOLA PÚBLICA E O CLUBE DE DESBRAVADORES, SOBRE TEMÁTICAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO AMBIENTALAutor: Joab Silva Nunes VieiraATIVIDADES NA NATUREZA – EDUCAÇÃO, BEM ESTAR E CONSERVAÇÃO SOB A ÓTICA DE QUEM TRABALHA NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO PAU BRASILAutor: Alexandre Nascimento da Silva ChavesCOMPOSTAGEM DOMÉSTICA RESIDENCIAL CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA CUMPRIMENTO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS- ESTUDO DE CASO DO PROJETO COMPOSTA ILHÉUSAutor: Jurema Cintra BarretoPANORAMA DOS SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO_ UM OLHAR PARA O PRESENTE BUSCANDO PLANEJAR O FUTUROAutor: Paulo Henrique Radaik
ABORDAGENS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE PORTO SEGURO, BAHIA, BRASIL_Autor: Thais da Silva JulhoANÁLISE DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL DAS BACIAS DOS RIOS CAHY E CORUMBAU, BAHIA, BRASILAutor: Benevaldo Guilherme NunesANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DO SISTEMA AGROFLORESTAL_Autor: Eduardo D’avila do NascimentoAUMENTO DA PRODUTIVIDADE DO CAFÉ Coffea canephora COM A POLINIZAÇÃO DE ABELHAS Apis mellifera_Autor: Izabel da Penha dos Santos BianchiCENÁRIO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS E CASO DE BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO HOTELEIRAAutor: Ana Carolina Pires de MouraECOFEMINISMO, FEMINISMO MATRICÊNTRICO E TEATRO DAS OPRIMIDAS – UMA PROPOSTA TEATRAL PARA RECONECTAR MULHERES MÃES E NATUREZA_Autor: Anna Carolina Victorino VicenteESTIMATIVA DE ESTOQUE DE CARBONO ATRAVÉS DA BIOMASSA VIVA EM PROJETOS DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL COM DIFERENTES IDADES NA REGIÃO DA COSTA DO DESCOBRIMENTO – BAAutor: Wallyson Aguinelo RodriguesESTUDO DE CASO ATIVIDADE TURÍSTICA NAS RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL DO MUNICÍPIO DE PORTO SEGUROAutor: Lara Moraes AbrantesOTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS COMO FERRAMENTA DE SUSTENTABILIDADE – UM ESTUDO DE CASO NA VERACEL CELULOSE S.A.Autor: Antônio Vitor Alves Trindade de AzevedoPARQUE LINEAR COMO FERRAMENTA PARA O INCREMENTO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA, CONECTIVIDADE DA VEGETAÇÃO E BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO UM PROJETO ÀS MARGENS DO RIO CACHOEIRA, ITABUNA – BAAutor: Stela Neiva brito Matos RequiãoPATRIMÔNIO CULTURAL EM AMBIENTE NATURAL A EXPERIÊNCIA DE USO PÚBLICO DO SÍTIO HISTÓRICO FAZENDA CASCATA, EXTREMO SUL DA BAHIAAutor: Marina Dal Monte FigueiredoPLANTAS MEDICINAIS – SABERES TRADICIONAIS E CONSERVAÇÃO EM COMUNIDADES RURAIS_Autor: Dorândia de Souza TrivelinPROPOSTA DE CORREDOR ECOLÓGICO ENTRE DUAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA MATA ATLÂNTICA – RPPN RIO DO BRASIL E REVIS RIO DOS FRADES_Autor: Cleiuodson LageQUALIDADE AMBIENTAL DE EDIFICAÇÕES DE ENSINO UMA FERRAMENTA_Autor: Luara Ribeiro  MarrocosUNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM ÁREAS URBANAS DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA CONSERVAÇÃO DIANTE DA EXPANSÃO DAS CIDADESAutor: Lúcia Ângelo Machado MendesVISITAS NA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL ESTAÇÃO VERACEL TRAJETÓRIA E AVALIAÇÃOAutor: Maria Regina Oliveira Damascena
A IMPORTÂNCIA DAS ÁREAS VERDES URBANAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL O CASO DO HORTO FLORESTAL DE IPIAÚ (BAHIA)MAPA DE USO DE SOLO DO HORTO FLORESTAL DE IPIAÚAutor: Eritan Alves de OliveiraCARTILHA MÃOS QUE CULTIVAM SABERES E COLABORAM COM O PLANETA – Horta EducativaAutor: Josélia Teixeira PereiraMÃOS QUE CULTIVAM SABERES E COLABORAM COM O PLANETAAutor: Josélia Teixeira PereiraCOMPENSAÇÃO AMBIENTAL ANÁLISE COMPARATIVA DOS MECANISMOS FINANCEIROS DOS SISTEMAS FEDERAL E BAIANO E DISCUSSÕES A LUZ DA LEI Nº 8.4291992Autor: Ariene Bomfim CerqueiraCONTRATAÇÕES EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE FOMENTO À GERAÇÃO DE RENDA NA ECONOMIA LOCAL UMA PROPOSTA LEGISLATIVAAutor: Maria Eduarda Sampaio da CunhaDESAFIOS E PROPOSIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DOS DIÁLOGOS ENTRE AS DIMENSÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS EM PROJETOS URBANOS EXECUTADOS EM ALAGADOS – BAHIAAutor: Graziane de Jesus Santos AmorimGUIA JURÍDICO PARA O PLANTIO DE ESPÉCIES NATIVAS NA MATA ATLÂNTICA NO SUL DA BAHIA PARA O USO COMERCIAL DE MADEIRAAutor: Michel Mendonça RibeiroMANUAL DE REABILITAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES PLANEJAMENTO, ESTRUTURAS E EQUIPAMENTOS. GUIA BÁSICO PARA AGENTES AMBIENTAISAutor: Cid Teixeira NetoO DESAFIO DA COMUNICAÇÃO AMBIENTAL EM ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL AMBIENTALISTA DA MICRORREGIÃO DE PORTO SEGURO – BAAutor: Tais Carolina Lucilio da SilvaPLANTAS QUE ALIMENTAM, CURAM E EMBELEZAM AGROBIODIVERSIDADE NOS QUINTAIS AGROFLORESTAIS DO PROJETO DE ASSENTAMENTO MARIANA, CAMAMU-BAAutor: Helder Rocha da ConceiçãoSAÚDE E AMBIENTE O JOGO NO ENSINO DA EPIDEMIOLOGIAAutor: Kelly de Melo Bomfim 
A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO ENTORNO DA RPPN ESTAÇÃO VERACEL SOBRE A PRESSÃO DE CAÇAAutor: Gildevânio Pinheiro dos SantosA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GRADE CURRICULAR DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE LICENCIATURA NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS – BAHIAAutor: Benedito Souza dos SantosA PRÁTICA DO STAND UP PADDLE E O UNIVERSO DA CONSERVAÇÃO AMBIENTALAutor: Lucian José de Lacerda InteraminenseDESAFIOS, OPORTUNIDADES E RECOMENDAÇÕES PARA O FOMENTO AO CICLOTURISMO NAS COSTAS DO CACAU E DESCOBRIMENTO – SUL DA BAHIAAutor: Juliano Borghi de MendonçaDIAGNÓSTICO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS ATRAVÉS DO BALANÇO HÍDRICO-UM ESTUDO DE CASO NA BACIA DO RIO ÁGUA FRIA, BARRA DO CHOÇA-BAAutor: Geisa Fernandes Galvão LoureiroDIVERSIDADE, USOS E CIRCULAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS NO BAIRRO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA EM ILHÉUS – BAHIAAutor: Juliana Santos RochaEDUCAÇÃO AMBIENTAL E ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS AO ADULTO DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICASAutor: Tarcísio Tinoco BotelhoEDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COMUNIDADES RURAIS-Reflexões e PraticasAutor: Mônica de Campos Pereira BotelhoIMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO TURISMO NA APA DO GUAIBIM, VALENÇA-BA Educação Ambiental como o caminho para minimizá-losAutor: André Luis Coutinho LoureiroPLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO-CONVENCIONAIS DA RESTINGA – Ocorrência e uso no Município de Maraú, Bahia, BrasilAutor: Patrícia Lima CaldasPOTENCIAL OPORTUNIDADE ECONÔMICA-AMBIENTAL DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL PRODUTIVA NO EXTREMO SUL DA BAHIAAutor: Lucas Xavier TrindadePROPOSIÇÃO DE CRITÉRIOS AMBIENTAIS E ÉTICO-SOCIAIS PARA AVALIAÇÃO DE NEGÓCIOS COM BASE NA PEQUENA PRODUÇÃO RURALAutor: Analuce de Araújo Abreu
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC em focoAutor: Manoel dos SantosCONTRIBUIÇÃO CRÍTICA DA ALIANÇA PÚBLICO-PRIVADA CRIADA PARA IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA COM INSERÇÃO DOS CATADORES DO LIXÃO DO ITARIRI, ILHÉUSBAAutor: Cecília Naiane da SilvaECOLOGIA REPRODUTIVA E CONSERVAÇÃO DA TARTARUGA CABEÇUDA (Caretta caretta) NO SUL DA BAHIA, BRASILAutor: Stella TomásECO-LOUCOS PELA VIDA UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA PARA CUIDAR DA DIVERSIDADE DA VIDA NO SUL DA BAHIAAutor: Cristina Leal FerreiraGUIA LUDOPARADIDÁTICO a abordagem da temática ambiental no ensino médioAutor: Deborah Ferrante PizzattoGUIA PRÁTICO DE SILVICULTURA TROPICAL PARA O SUL DA BAHIA – Informações básicas para orientar a escolha de espécies nativas madeireirasAutor: Ricardo Dórea Gomes da CostaLAGOA ENCANTADA ENTRE CANTOS E (DES)ENCANTOS – REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUBSÍDIOS PARA UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A GESTÃO DA APA DA LAGOA ENCANTADAAutor: Maria Cristina Nascimento VieiraMANUAL PRÁTICO DE ESTRUTURAÇÃO DE SISTEMA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE-SISMUMA NO ESTADO DA BAHIAAutor: Cosme Nunes PereiraMANUAL PRÁTICO DE FISCALIZAÇÃO FLORESTAL PARA O ESTADO DA BAHIAAutor: Adelaido Pereira de SousaPORTO SUL E IMPRENSA MITO DO PROGRESSO OU DESENVOLVIMENTO NO EIXO ILHÉUS-ITABUNAAutor: Emilio José Santos GusmãoPRIORIDADES DE CONSERVAÇÃO DA AVIFAUNA NO CORREDOR CENTRAL DA MATA ATLÂNTICA, BAHIAAutor: Sidnei Sampaio dos SantosUSO PÚBLICO E BEM ESTAR NA FLORESTA A EXPERIÊNCIA DA RESERVA ALTO DA BOA ESPERANÇAAutor: Cláudio Neri Franco Lôpo
ANÁLISE DA DINÂMICA ATUAL DO DESMATAMENTO DA APA DO PRATIGI E SUAS IMPLICAÇÕES FUTURAS PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICASAutor: Bruno Melo da MattaAS INOVAÇÕES CURRICULARES DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO MÉDIO NA VISÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR EM UM COLÉGIO ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ITACARÉ, BAHIAAutor: Bárbara de Carvalho VasconcelosAVALIAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAIS DO PROGRAMA TURISMO CO2 LEGAL, NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA COSTA DE ITACARÉSERRA GRANDE – BAHIAAutor: Tiago Tombini da SilveiraCIDADES E CRIATIVIDADE – INSPIRAÇÕES PARA UM PERCURSOAutor: Claudiana Oliveira Campos FigueiredoCIRANDANDO NA PRAÇA! Sarau Serra Viva Diversos olhares, um só coraçãoAutor: Krishna Cesario Alvim de CastroCONFLITOS ENTRE O DIREITO DE PROPRIEDADE E A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EM BUSCA DA MELHORIA DA GESTÃO EM REFÚGIOS DE VIDA SILVESTRE E MONUMENTOS NATURAISAutor: Leonardo Brasil de Matos NunesCONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS E O LICENCIAMENTO AMBIENTAL O CASO DA APA DO PRATIGI, BAHIAAutor: Maurício Carneiro PaimDIAGNÓSTICO DA COMUNIDADE DA VILA DE SERRA GRANDE PARA UM PROGRAMA DE COLETA SELETIVAAutor: Anapaula de Paula Cidade CoelhoGOETHEA 200 ANOS – O ELO PERDIDO AMBIENTALAutor: Paulo Sérgio Passos PaivaINDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O SISTEMA AGROFLORESTAL CABRUCA, NO SUDESTE DA BAHIAAutor: Thiago Guedes VianaO PERCURSO E OS DESDOBRAMENTOS DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ITACARÉ, BAAutor: Gustavo Péres AguiarPARQUE ESTADUAL DA SERRA DO CONDURU HISTÓRICO DA CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAISAutor: Marcelo Barreto

O Mestrado da ESCAS conta com duas turmas:

Coordenação do Mestrado Profissional

Cristiana Saddy Martins

ESCAS/IPÊ

Coordenadora no Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da ESCAS/IPÊ e professora no mesmo curso. Doutora em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, Mestra em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, especialista em Primatologia pela UNB – Universidade de Brasília e em Wildlife Management pelo Smithsonian Institution (Estados Unidos). Tem formação em Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e experiência na área de Ecologia Animal, com ênfase em manejo de fauna, nos seguintes temas: primatas, conservação, comportamento e espécies ameaçadas. Atualmente atua com educação para sustentabilidade.
plugins premium WordPress

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.