ESCAS IPÊ sedia Workshop Internacional de Lançamento de “O Poder das Conexões” para a Conservação da Amazônia

 

De 28 a 31 de maio de 2025, a ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade do IPÊ, sedia o workshop inaugural de O Poder das Conexões: Colhendo Lições e Fortalecendo Coalizões para a Conservação Amazônica. Essa iniciativa, liderada pelo Programa de Conservação e Desenvolvimento Tropical (TCD) da Universidade da Flórida e apoiada pela Fundação Gordon and Betty Moore, foi concebida para promover a conservação de longo prazo na Amazônia, conectando atores-chave, compartilhando estratégias e fomentando novas lideranças.

O workshop reúne um grupo diverso de participantes, incluindo cientistas, líderes indígenas e comunitários, formuladores de políticas públicas, organizações da sociedade civil e representantes de agências governamentais. Metade dos participantes vem do Brasil, enquanto a outra metade representa países amazônicos vizinhos, como Colômbia, Peru, Bolívia e Equador. Esse equilíbrio é intencional. O objetivo é criar um espaço de colaboração internacional enraizado na experiência local.

Para Claudio Padua, diretor de sociobioeconomia do IPÊ, reitor da ESCAS e um dos coordenadores temáticos do workshop, o evento representa uma oportunidade única para avançar no diálogo regional. “O grupo de participantes foi selecionado por sua ampla experiência em temas relacionados à sociobioeconomia, o que pode fomentar novas ideias para enriquecer esse campo promissor da conservação e da sustentabilidade”, afirmou Pádua. “Ao final do workshop, acredito que estaremos bastante motivados a avançar com ideias que possam fortalecer a sociobioeconomia e o financiamento da conservação na Amazônia.”

Ao longo de quatro dias, os participantes irão explorar quatro temas-chave relacionados à sociobioeconomia e ao financiamento da conservação na Amazônia. Este é o primeiro de uma série de workshops regionais que acontecerão em países da bacia amazônica ao longo de 2025.

Segundo Trent Blare, um dos organizadores do workshop e especialista em bioeconomia amazônica, o evento busca preencher lacunas entre setores e países. “A ideia é reunir os principais líderes empresariais, autoridades governamentais e profissionais que atuam com bioeconomia e financiamento da conservação em toda a Amazônia”, explicou. “Queremos criar oportunidades para que pessoas de diferentes países, que normalmente não interagem, compartilhem experiências e pensem fora da caixa. Trata-se de trocar o que tem funcionado, explorar novas ideias e apoiar as comunidades amazônicas ao mesmo tempo em que se preserva a floresta e seus serviços ecológicos.”

A professora Pilar Useche, do Departamento de Economia de Alimentos e Recursos Naturais e Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida, também destacou os objetivos mais amplos do workshop. “Este é o primeiro de uma série de eventos voltados à pesquisa amazônica, explorando estratégias inovadoras de conservação e desenvolvimento sustentável na região. Este workshop serve como uma plataforma para troca, análise e compartilhamento de experiências, estratégias e lições aprendidas no desenvolvimento e implementação de empreendimentos sociobioeconômicos, bem como no avanço de estratégias de financiamento da conservação. O objetivo é reunir profissionais do desenvolvimento, empreendedores locais, líderes comunitários, estudantes, pesquisadores e formuladores de políticas públicas,” afirmou. “Esperamos fortalecer uma rede de instituições e indivíduos comprometidos com a promoção da gestão sustentável dos recursos naturais e da conservação na região.”

Este encontro marca um momento importante para fortalecer coalizões e refletir sobre as lições aprendidas após décadas de esforços de conservação na região. Os resultados desses workshops ajudarão a moldar prioridades compartilhadas e contribuirão para um roteiro coletivo rumo à UF Amazon Summit, que será realizada em 2026 na Universidade da Flórida.

Saiba mais sobre o projeto em: https://amazonconservationconnections.com/.
Este projeto é financiado pela Fundação Gordon and Betty Moore por meio da concessão GBMF13270.

Publicações

Publicações Relacionadas

A ação prevê cursos voltados a profissionais da Amazônia
A Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade do IPÊ (ESCAS-IPÊ) assinou um Memorando de Entendimento (“MOU”) com a Fundação Matias Machline, um projeto social sem fins lucrativos localizado em Manaus (AM), que possui iniciativas de transformação na vida de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da educação.
Claudio Padua e Carlos Klink falaram sobre o elo e o potencial de mudança com o avanço de ações e pesquisa nestas áreas
Durante o encontro online e transmitido ao vivo, em 03 de junho, os docentes do Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável ressaltaram o papel da bioeconomia na promoção do uso de recursos da natureza de maneira inteligente
O encontro foi liderado pelo Programa de Conservação e Desenvolvimento Tropical (TCD) da Universidade da Flórida e apoiada pela Fundação Gordon and Betty Moore.
Vencer as barreiras do sistema econômico atual e fomentar um novo modelo sociobioeconômico, que contribua para a conservação da biodiversidade e melhora da qualidade de vida das populações amazônicas, foi um dos destaques do eixo central do workshop inaugural de O Poder das Conexões: Colhendo Lições e Fortalecendo Coalizões para a Conservação Amazônica, que ocorreu entre os dias 28 e 31 de maio, na ESCAS.
plugins premium WordPress

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.