Sociobieconomia como aliada na conservação da Amazônia, tema foi destaque em evento internacional sediado pela ESCAS

Vencer as barreiras do sistema econômico atual e fomentar um novo modelo sociobioeconômico, que contribua para a conservação da biodiversidade e melhora da qualidade de vida das populações amazônicas, foi um dos destaques do eixo central do workshop inaugural de O Poder das Conexões: Colhendo Lições e Fortalecendo Coalizões para a Conservação Amazônica, que ocorreu entre os dias 28 e 31 de maio, na ESCAS. 

O encontro, liderado pelo Programa de Conservação e Desenvolvimento Tropical (TCD) da Universidade da Flórida e apoiada pela Fundação Gordon and Betty Moore, foi concebida para promover a conservação de longo prazo na Amazônia, conectando atores-chave, compartilhando estratégias e fomentando novas lideranças. 

Para Claudio Padua, cofundador e diretor de sociobioeconomia do IPÊ, reitor da ESCAS e um dos coordenadores temáticos do workshop, a discussão é extremamente válida e necessária para “incentivar a criação dessa nova economia dentro das comunidades para manter a floresta em pé, permitindo que as pessoas possam ganhar dinheiro de forma honesta e razoável sem destruir a biodiversidade”. 

Ele ainda lembra do compromisso da ESCAS e do IPÊ com o lado prático da academia, “nossa intenção é criar conhecimento e ações práticas que melhorem a qualidade de vida da população amazônica e garantam a conservação”.  

Suzana Padua, presidente e cofundadora do IPÊ, chamou a atenção para a qualidade de informação trocada durante o encontro e a união de profissionais com vivências acadêmicas e práticas. Segundo ela, a vivência foi inspiradora, já que os participantes se mostraram dispostos a não apenas apresentar seus casos de sucesso, mas também, transmitir as lições aprendidas ao longo de suas trajetórias.  

“Por se tratar de um tema novo, a sociobioeconomia traz com ela muitas facetas, riscos e oportunidades para os projetos já existentes como, também, para financiadores e realidades locais”, complementa Suzana. 

Este foi o primeiro de uma série de eventos voltados à pesquisa amazônica, explorando estratégias inovadoras de conservação e desenvolvimento sustentável na região. 

De acordo com a organização do encontro, os resultados desses workshops ajudarão a moldar prioridades compartilhadas e contribuirão para um roteiro coletivo rumo à UF Amazon Summit, que será realizada em 2026 na Universidade da Flórida. 

Saiba mais sobre o projeto em: https://amazonconservationconnections.com/.
Este projeto é financiado pela Fundação Gordon and Betty Moore por meio da concessão GBMF13270. 

Publicações

Publicações Relacionadas

A ação prevê cursos voltados a profissionais da Amazônia
A Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade do IPÊ (ESCAS-IPÊ) assinou um Memorando de Entendimento (“MOU”) com a Fundação Matias Machline, um projeto social sem fins lucrativos localizado em Manaus (AM), que possui iniciativas de transformação na vida de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da educação.
Claudio Padua e Carlos Klink falaram sobre o elo e o potencial de mudança com o avanço de ações e pesquisa nestas áreas
Durante o encontro online e transmitido ao vivo, em 03 de junho, os docentes do Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável ressaltaram o papel da bioeconomia na promoção do uso de recursos da natureza de maneira inteligente
O evento é liderado pelo Programa de Conservação e Desenvolvimento Tropical (TCD) da Universidade da Flórida e apoiada pela Fundação Gordon and Betty Moore
O workshop reúne um grupo diverso de participantes, incluindo cientistas, líderes indígenas e comunitários, formuladores de políticas públicas, organizações da sociedade civil e representantes de agências governamentais de países como Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador.
plugins premium WordPress

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.