Publicações
Notícias
O auxílio contemplará estudantes da Turma Nazaré Paulista 2025 e é fruto da parceria da instituição com a WWF e a Fundação Sol de Janeiro
Seguem até às 17h do dia 30 de junho as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável – Turma Nazaré Paulista da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas.Para esta turma, serão oferecidas quatro bolsas do World Wildlife Fund (WWF/EUA – Programa Russel Train/Education for Nature (EFN) e 13 da Fundação Sol de Janeiro. No total, serão 17 bolsas.
A iniciativa que será apresentada na Trilha 1 é coordenada pelo pesquisador do IPÊ Laury Cullen Junior, premiado pelo Rolex Conservation Award e o Whitley Gold Award (o Oscar da conservação)
As inscrições já estão abertas para a Trilha 1: Corredores de Vida – estratégias em Clima, Comunidade e Biodiversidade, sobre projeto do IPÊ realizado no Pontal do Paranapanema há 25 anos.Online e síncrono, o formato do novo produto educacional da ESCAS permite que o participante escolha seu próprio caminho de aprendizagem e se inscreva apenas nos minicursos que o interessam, ou que percorra toda a trilha.
Artigos
Uma conversa para inspirar carreiras em conservação e sustentabilidade com o cofundador do IPE e da ESCAS
Conselhos profissionais valiosos de Cláudio Pádua, fundador do IPÊ e da ESCAS, para os futuros alunos do Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Sustentabilidade. Prepare-se para transformar sua carreira!
Até que ponto as soluções baseadas na natureza podem aumentar a oferta de água em uma das mais importantes bacias hidrográficas brasileiras?
Plantar árvores e melhorar a qualidade do solo são as melhores estratégias para garantir resiliência na produção de água na bacia Atibainha, uma das cinco que formam o Sistema Cantareira. A informação é do artigo recém-publicado na revista Earth/MDPI que tem como primeira autora Letícia Duarte, mestra pela ESCAS.
Livros
Fatos e personagens que fizeram a história das categorias de manejo
A obra busca responder à pergunta “o que motivou o surgimento das categorias de manejo das unidades de conservação que constituem nosso atual sistema de áreas protegidas”? A publicação é assinada por Angela Pellin, pesquisadora do IPÊ e professora da ESCAS, Claudio Padua, reitor da ESCAS, e Fabiana Pureza, mestra pela ESCAS.
A história de sucesso na conservação de uma espécie ameaçada
Desdobramento do trabalho de conclusão de curso da mestra pela ESCAS Gabriela Cabral Rezende, o livro conta a história de como o mico-leão-preto, o único primata endêmico do estado de São Paulo, foi salvo da extinção e se tornou um símbolo de sucesso em conservação de espécies ameaçadas no Brasil e no mundo.
Categorias
Main Menu