Blog
Notícias
O evento teve como objetivo fomentar alianças intersetoriais e transfronteiriças, construir uma agenda compartilhada de conservação pan-amazônica e avançar soluções sociobioeconômicas
Ao longo de quatro dias, lideranças indígenas, pesquisadores, representantes de organizações de base, ONGs, setor privado e universidades representando os países Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Suriname e Estados Unidos se reuniram para compartilhar experiências, estratégias e desafios de seus respectivos territórios e países.
A ação prevê cursos voltados a profissionais da Amazônia
A Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade do IPÊ (ESCAS-IPÊ) assinou um Memorando de Entendimento (“MOU”) com a Fundação Matias Machline, um projeto social sem fins lucrativos localizado em Manaus (AM), que possui iniciativas de transformação na vida de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da educação.
Artigos
Uma conversa para inspirar carreiras em conservação e sustentabilidade com o cofundador do IPE e da ESCAS
Conselhos profissionais valiosos de Cláudio Pádua, fundador do IPÊ e da ESCAS, para os futuros alunos do Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Sustentabilidade. Prepare-se para transformar sua carreira!
Até que ponto as soluções baseadas na natureza podem aumentar a oferta de água em uma das mais importantes bacias hidrográficas brasileiras?
Plantar árvores e melhorar a qualidade do solo são as melhores estratégias para garantir resiliência na produção de água na bacia Atibainha, uma das cinco que formam o Sistema Cantareira. A informação é do artigo recém-publicado na revista Earth/MDPI que tem como primeira autora Letícia Duarte, mestra pela ESCAS.
Livros
Fatos e personagens que fizeram a história das categorias de manejo
A obra busca responder à pergunta “o que motivou o surgimento das categorias de manejo das unidades de conservação que constituem nosso atual sistema de áreas protegidas”? A publicação é assinada por Angela Pellin, pesquisadora do IPÊ e professora da ESCAS, Claudio Padua, reitor da ESCAS, e Fabiana Pureza, mestra pela ESCAS.
A história de sucesso na conservação de uma espécie ameaçada
Desdobramento do trabalho de conclusão de curso da mestra pela ESCAS Gabriela Cabral Rezende, o livro conta a história de como o mico-leão-preto, o único primata endêmico do estado de São Paulo, foi salvo da extinção e se tornou um símbolo de sucesso em conservação de espécies ameaçadas no Brasil e no mundo.
Categorias
Main Menu