Unidades de Conservação

Unidades de Conservação: fatos e personagens que fizeram a história das categorias de manejo.

A obra busca responder à pergunta “o que motivou o surgimento das categorias de manejo das unidades de conservação que constituem nosso atual sistema de áreas protegidas”? A publicação é assinada por Angela Pellin, pesquisadora do IPÊ e professora da ESCAS, Claudio Padua, reitor da ESCAS, e Fabiana Pureza, mestra pela ESCAS.

Cláudio é defensor de uma simplificação drástica no número de categorias presentes em nosso Sistema de Unidades de Conservação (SNUC) e buscava encontrar uma resposta que explicasse a gama de categorias de unidades de conservação existentes no Brasil.

 

Unidades de Conservação – Fatos e Personagens Que Fizeram A História Das Categorias de Manejo
Angela Pellin Claudio Padua e Fabiana Pureza
Matrix
2015

Assinam a publicação Angela Pellin, pesquisadora do IPÊ e professora da ESCAS, Claudio Padua, reitor da ESCAS, e Fabiana Pureza, mestra pela ESCAS.

A publicação traz entrevistas com personagens marcantes dessa história, passando por tratados, conferências e congressos internacionais, e uma intensa análise do contexto ambiental e político brasileiro.

Publicações

Publicações Relacionadas

Manual de boas práticas em comunicação para projetos de conservação ambiental no Brasil
Manual de boas práticas em comunicação para projetos de conservação ambiental no Brasil, criado para apoiar quem atua com a comunicação em prol da natureza todos os dias. A publicação faz parte do trabalho de conclusão de curso da mestra pela ESCAS, Cristiane Prizibisczki.
A história de sucesso na conservação de uma espécie ameaçada
Desdobramento do trabalho de conclusão de curso da mestra pela ESCAS Gabriela Cabral Rezende, o livro conta a história de como o mico-leão-preto, o único primata endêmico do estado de São Paulo, foi salvo da extinção e se tornou um símbolo de sucesso em conservação de espécies ameaçadas no Brasil e no mundo.
Como gerar recursos com a natureza e garantir a sustentabilidade financeira de RPPNs
A publicação de Flavio Ojidos, mestre pela ESCAS, aborda oportunidades de geração de recursos em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), desmistificando a ideia de que essas áreas estejam limitadas às atividades de pesquisa, turismo e educação ambiental.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.