Mestrado Profissional

Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável
Conceito 4 (escala até 5)

Os alunos encontrarão uma jornada de aprendizado inovadora com sólidos conhecimentos científicos, múltiplas vivências relacionadas aos principais temas da Conservação da Biodiversidade e do Desenvolvimento Sustentável, além de governança e resolução de desafios reais.

Com duas linhas de Pesquisa: Conservação da Biodiversidade / Meio Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade, o mestrado profissional atrai o interesse de profissionais que têm em comum o objetivo de transformar realidades, criar/aperfeiçoar processos, ampliar o diálogo com os diferentes atores sociais e assim promover o desenvolvimento sustentável.

No corpo docente estão profissionais que são referência em suas áreas de atuação, eles estão na ponta da inovação socioambiental, tanto em projetos no terceiro setor, quanto na iniciativa privada e na esfera governamental.

Processo Seletivo

Turma Nazaré Paulista 2024

Turma Bahia 2024

Público-alvo

Profissionais de diversas formações, como Ciências Biológicas e Engenharias Agronômica, Florestal e Ambiental, Direito, Administração, Pedagogia, Turismo, Desenho Industrial, analistas, gestores socioambientais, coordenadores e diretores da área de Responsabilidade Socioambiental que atuam nas esferas governamental, na iniciativa privada e no terceiro setor ou ainda interessados em migrar para a área.

Formato do Curso

Formato Customizado

Nossas aulas são condensadas e envolvem módulos em campo e módulos teóricos. Este modelo já está consagrado, pois traz os exemplos da prática para os temas abordados em aulas mais conceituais.

Aulas Diferenciadas

O programa tem a duração de quatro semestres, sendo que nos dois primeiros semestres mesclamos  as aulas e módulos de campo com algumas atividades pedagógicas online (ao vivo e online assíncronas).

As aulas  ocorrem em módulos quinzenais que somam 40 horas mensais de atividades, entre aulas teóricas e atividades práticas – exercícios e discussões.

Em relação à parte prática, os estudantes vivenciam todos os temas abordados ao longo do curso nas aulas de campo, compostas por 4 ou 5 semanas imersivas. Nestes momentos, os temas do curso são aplicados na prática, para que os participantes internalizem melhor a experiência de aprendizagem e possam desenvolver e potencializar novos saberes.

As aulas de campo estão divididas em 4 a 5  momentos ao longo do primeiro ano do curso:

  • Três Imersões de cinco dias cada, com alojamento na sede do IPÊ/ESCAS (nas turmas de Nazaré Paulista)
  • Uma imersão de 10 dias que ocorre fora da sede do IPÊ/ESCAS
  • Nas turmas da Bahia as aulas ocorrem na RPPN Estação Veracel (Porto Seguro)

Matriz Curricular

O curso possui um total de 32 créditos divididos entre seis disciplinas obrigatórias ao longo do primeiro ano. Os alunos completam sua formação com o trabalho de conclusão no segundo ano, cujo conteúdo deve ter relação com um desafio da vida real (possível de aplicar/replicar) e com os recursos conceituais e práticos oferecidos pelo curso. O trabalho final possui 12 créditos, contabilizando 44 créditos para o programa. Cada crédito equivale a 15 horas/aula, totalizando uma carga horária de 660 horas.

O programa está estruturado de forma a oferecer um embasamento teórico e prático sólido e divide-se da seguinte forma:

Área de Concentração:

  • Conservação da Biodiversidade
  • Desenvolvimento Sustentável

Linha de Pesquisa:

  • Conservação da Biodiversidade
  • Meio Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade

Matriz Curricular

Produtos Finais

ABORDAGENS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE PORTO SEGURO, BAHIA, BRASIL_ Autor: Thais da Silva Julho ANÁLISE DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL DAS BACIAS DOS RIOS CAHY E CORUMBAU, BAHIA, BRASIL Autor: Benevaldo Guilherme Nunes ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DO SISTEMA AGROFLORESTAL_ Autor: Eduardo D’avila do Nascimento AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DO CAFÉ Coffea canephora COM A POLINIZAÇÃO DE ABELHAS Apis mellifera_ Autor: Izabel da Penha dos Santos Bianchi CENÁRIO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS E CASO DE BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO HOTELEIRA Autor: Ana Carolina Pires de Moura ECOFEMINISMO, FEMINISMO MATRICÊNTRICO E TEATRO DAS OPRIMIDAS – UMA PROPOSTA TEATRAL PARA RECONECTAR MULHERES MÃES E NATUREZA_ Autor: Anna Carolina Victorino Vicente ESTIMATIVA DE ESTOQUE DE CARBONO ATRAVÉS DA BIOMASSA VIVA EM PROJETOS DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL COM DIFERENTES IDADES NA REGIÃO DA COSTA DO DESCOBRIMENTO – BA Autor: Wallyson Aguinelo Rodrigues ESTUDO DE CASO ATIVIDADE TURÍSTICA NAS RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL DO MUNICÍPIO DE PORTO SEGURO Autor: Lara Moraes Abrantes OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS COMO FERRAMENTA DE SUSTENTABILIDADE – UM ESTUDO DE CASO NA VERACEL CELULOSE S.A. Autor: Antônio Vitor Alves Trindade de Azevedo PARQUE LINEAR COMO FERRAMENTA PARA O INCREMENTO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA, CONECTIVIDADE DA VEGETAÇÃO E BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO UM PROJETO ÀS MARGENS DO RIO CACHOEIRA, ITABUNA – BA Autor: Stela Neiva brito Matos Requião PATRIMÔNIO CULTURAL EM AMBIENTE NATURAL A EXPERIÊNCIA DE USO PÚBLICO DO SÍTIO HISTÓRICO FAZENDA CASCATA, EXTREMO SUL DA BAHIA Autor: Marina Dal Monte Figueiredo PLANTAS MEDICINAIS – SABERES TRADICIONAIS E CONSERVAÇÃO EM COMUNIDADES RURAIS_ Autor: Dorândia de Souza Trivelin PROPOSTA DE CORREDOR ECOLÓGICO ENTRE DUAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA MATA ATLÂNTICA – RPPN RIO DO BRASIL E REVIS RIO DOS FRADES_ Autor: Cleiuodson Lage QUALIDADE AMBIENTAL DE EDIFICAÇÕES DE ENSINO UMA FERRAMENTA_ Autor: Luara Ribeiro  Marrocos UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM ÁREAS URBANAS DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA CONSERVAÇÃO DIANTE DA EXPANSÃO DAS CIDADES Autor: Lúcia Ângelo Machado Mendes VISITAS NA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL ESTAÇÃO VERACEL TRAJETÓRIA E AVALIAÇÃO Autor: Maria Regina Oliveira Damascena
A IMPORTÂNCIA DAS ÁREAS VERDES URBANAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL O CASO DO HORTO FLORESTAL DE IPIAÚ (BAHIA) MAPA DE USO DE SOLO DO HORTO FLORESTAL DE IPIAÚ Autor: Eritan Alves de Oliveira CARTILHA MÃOS QUE CULTIVAM SABERES E COLABORAM COM O PLANETA – Horta Educativa Autor: Josélia Teixeira Pereira MÃOS QUE CULTIVAM SABERES E COLABORAM COM O PLANETA Autor: Josélia Teixeira Pereira COMPENSAÇÃO AMBIENTAL ANÁLISE COMPARATIVA DOS MECANISMOS FINANCEIROS DOS SISTEMAS FEDERAL E BAIANO E DISCUSSÕES A LUZ DA LEI Nº 8.4291992 Autor: Ariene Bomfim Cerqueira CONTRATAÇÕES EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE FOMENTO À GERAÇÃO DE RENDA NA ECONOMIA LOCAL UMA PROPOSTA LEGISLATIVA Autor: Maria Eduarda Sampaio da Cunha DESAFIOS E PROPOSIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DOS DIÁLOGOS ENTRE AS DIMENSÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS EM PROJETOS URBANOS EXECUTADOS EM ALAGADOS – BAHIA Autor: Graziane de Jesus Santos Amorim GUIA JURÍDICO PARA O PLANTIO DE ESPÉCIES NATIVAS NA MATA ATLÂNTICA NO SUL DA BAHIA PARA O USO COMERCIAL DE MADEIRA Autor: Michel Mendonça Ribeiro MANUAL DE REABILITAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES PLANEJAMENTO, ESTRUTURAS E EQUIPAMENTOS. GUIA BÁSICO PARA AGENTES AMBIENTAIS Autor: Cid Teixeira Neto O DESAFIO DA COMUNICAÇÃO AMBIENTAL EM ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL AMBIENTALISTA DA MICRORREGIÃO DE PORTO SEGURO – BA Autor: Tais Carolina Lucilio da Silva PLANTAS QUE ALIMENTAM, CURAM E EMBELEZAM AGROBIODIVERSIDADE NOS QUINTAIS AGROFLORESTAIS DO PROJETO DE ASSENTAMENTO MARIANA, CAMAMU-BA Autor: Helder Rocha da Conceição SAÚDE E AMBIENTE O JOGO NO ENSINO DA EPIDEMIOLOGIA Autor: Kelly de Melo Bomfim  
A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO ENTORNO DA RPPN ESTAÇÃO VERACEL SOBRE A PRESSÃO DE CAÇA Autor: Gildevânio Pinheiro dos Santos A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GRADE CURRICULAR DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE LICENCIATURA NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS – BAHIA Autor: Benedito Souza dos Santos A PRÁTICA DO STAND UP PADDLE E O UNIVERSO DA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL Autor: Lucian José de Lacerda Interaminense DESAFIOS, OPORTUNIDADES E RECOMENDAÇÕES PARA O FOMENTO AO CICLOTURISMO NAS COSTAS DO CACAU E DESCOBRIMENTO – SUL DA BAHIA Autor: Juliano Borghi de Mendonça DIAGNÓSTICO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS ATRAVÉS DO BALANÇO HÍDRICO-UM ESTUDO DE CASO NA BACIA DO RIO ÁGUA FRIA, BARRA DO CHOÇA-BA Autor: Geisa Fernandes Galvão Loureiro DIVERSIDADE, USOS E CIRCULAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS NO BAIRRO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA EM ILHÉUS – BAHIA Autor: Juliana Santos Rocha EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS AO ADULTO DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS Autor: Tarcísio Tinoco Botelho EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COMUNIDADES RURAIS-Reflexões e Praticas Autor: Mônica de Campos Pereira Botelho IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO TURISMO NA APA DO GUAIBIM, VALENÇA-BA Educação Ambiental como o caminho para minimizá-los Autor: André Luis Coutinho Loureiro PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO-CONVENCIONAIS DA RESTINGA – Ocorrência e uso no Município de Maraú, Bahia, Brasil Autor: Patrícia Lima Caldas POTENCIAL OPORTUNIDADE ECONÔMICA-AMBIENTAL DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL PRODUTIVA NO EXTREMO SUL DA BAHIA Autor: Lucas Xavier Trindade PROPOSIÇÃO DE CRITÉRIOS AMBIENTAIS E ÉTICO-SOCIAIS PARA AVALIAÇÃO DE NEGÓCIOS COM BASE NA PEQUENA PRODUÇÃO RURAL Autor: Analuce de Araújo Abreu
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC em foco Autor: Manoel dos Santos CONTRIBUIÇÃO CRÍTICA DA ALIANÇA PÚBLICO-PRIVADA CRIADA PARA IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA COM INSERÇÃO DOS CATADORES DO LIXÃO DO ITARIRI, ILHÉUSBA Autor: Cecília Naiane da Silva ECOLOGIA REPRODUTIVA E CONSERVAÇÃO DA TARTARUGA CABEÇUDA (Caretta caretta) NO SUL DA BAHIA, BRASIL Autor: Stella Tomás ECO-LOUCOS PELA VIDA UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA PARA CUIDAR DA DIVERSIDADE DA VIDA NO SUL DA BAHIA Autor: Cristina Leal Ferreira GUIA LUDOPARADIDÁTICO a abordagem da temática ambiental no ensino médio Autor: Deborah Ferrante Pizzatto GUIA PRÁTICO DE SILVICULTURA TROPICAL PARA O SUL DA BAHIA – Informações básicas para orientar a escolha de espécies nativas madeireiras Autor: Ricardo Dórea Gomes da Costa LAGOA ENCANTADA ENTRE CANTOS E (DES)ENCANTOS – REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUBSÍDIOS PARA UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A GESTÃO DA APA DA LAGOA ENCANTADA Autor: Maria Cristina Nascimento Vieira MANUAL PRÁTICO DE ESTRUTURAÇÃO DE SISTEMA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE-SISMUMA NO ESTADO DA BAHIA Autor: Cosme Nunes Pereira MANUAL PRÁTICO DE FISCALIZAÇÃO FLORESTAL PARA O ESTADO DA BAHIA Autor: Adelaido Pereira de Sousa PORTO SUL E IMPRENSA MITO DO PROGRESSO OU DESENVOLVIMENTO NO EIXO ILHÉUS-ITABUNA Autor: Emilio José Santos Gusmão PRIORIDADES DE CONSERVAÇÃO DA AVIFAUNA NO CORREDOR CENTRAL DA MATA ATLÂNTICA, BAHIA Autor: Sidnei Sampaio dos Santos USO PÚBLICO E BEM ESTAR NA FLORESTA A EXPERIÊNCIA DA RESERVA ALTO DA BOA ESPERANÇA Autor: Cláudio Neri Franco Lôpo
ANÁLISE DA DINÂMICA ATUAL DO DESMATAMENTO DA APA DO PRATIGI E SUAS IMPLICAÇÕES FUTURAS PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Autor: Bruno Melo da Matta AS INOVAÇÕES CURRICULARES DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO MÉDIO NA VISÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR EM UM COLÉGIO ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ITACARÉ, BAHIA Autor: Bárbara de Carvalho Vasconcelos AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAIS DO PROGRAMA TURISMO CO2 LEGAL, NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA COSTA DE ITACARÉSERRA GRANDE – BAHIA Autor: Tiago Tombini da Silveira CIDADES E CRIATIVIDADE – INSPIRAÇÕES PARA UM PERCURSO Autor: Claudiana Oliveira Campos Figueiredo CIRANDANDO NA PRAÇA! Sarau Serra Viva Diversos olhares, um só coração Autor: Krishna Cesario Alvim de Castro CONFLITOS ENTRE O DIREITO DE PROPRIEDADE E A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EM BUSCA DA MELHORIA DA GESTÃO EM REFÚGIOS DE VIDA SILVESTRE E MONUMENTOS NATURAIS Autor: Leonardo Brasil de Matos Nunes CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS E O LICENCIAMENTO AMBIENTAL O CASO DA APA DO PRATIGI, BAHIA Autor: Maurício Carneiro Paim DIAGNÓSTICO DA COMUNIDADE DA VILA DE SERRA GRANDE PARA UM PROGRAMA DE COLETA SELETIVA Autor: Anapaula de Paula Cidade Coelho GOETHEA 200 ANOS – O ELO PERDIDO AMBIENTAL Autor: Paulo Sérgio Passos Paiva INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O SISTEMA AGROFLORESTAL CABRUCA, NO SUDESTE DA BAHIA Autor: Thiago Guedes Viana O PERCURSO E OS DESDOBRAMENTOS DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ITACARÉ, BA Autor: Gustavo Péres Aguiar PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO CONDURU HISTÓRICO DA CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS Autor: Marcelo Barreto
A EFICÁCIA DA APLICAÇÃO DA LEI DE CRIMES AMBIENTAIS PARA A PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE NO LITORAL SUL DA BAHIA Autor: Reinaldo Martins Lemos APOIO DE ORGANIZAÇÕES TRANSNACIONAIS E OS CAMINHOS DO AMBIENTALISMO BRASILEIRO O CASO DO INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIOAMBIENTAIS DO SUL DA BAHIA (IESB) Autor: Ana Cláudia Fandi AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE ESPÉCIES ARBÓREAS NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA UTILIZADAS EM RESTAURAÇÃO FLORESTAL NO SUL DA BAHIA Autor: Rones Flasgordes dos Santos Souza CONSERVAÇÃO PRODUTIVA – MANEJO DO SOMBREAMENTO NO SISTEMA CABRUCA, REGIÃO CACAUEIRA DA BAHIA Autor: Marco Aurélio Souza Silva DESAFIOS E POTENCIALIDADES PARA A IMPLANTAÇÃO DO TURISMO COOPERATIVO COMO FERRAMENTA DE VIABILIZAÇÃO DAS RPPNs DE ILHÉUS (BA, BRASIL) Autor: Maria Conceição de Morais Santos DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL E PROPOSTAS DE AÇÕES PARA MANEJO AGROFLORESTAL DE LONGO PRAZO NAS COMUNIDADES QUE VIVEM NO ENTORNO DE ÁREAS DE PLANTAÇÕES DE EUCALIPTO Autor: Walter Lima de Sousa INTEGRAÇÃO ENTRE A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL E PRODUÇÃO AGRÍCOLA – UMA PROPOSTA PARA A SUB-BACIA DO RIO VARGIDO NA APA DO PRATIGI Autor: Fábio Lopes Santos Figueirêdo MANUAL PRÁTICO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL Autor: Aline Valéria Archangelo Salvador PROPOSTA DE CAMINHO METODOLÓGICO AO ZONEAMENTO ECOLÓGICO ECONÔMICO DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPEBAHIA Autor: Juca Ulhôa Cintra Paes da Cunha UM NOVO OLHAR PARA A CRISE AMBIENTAL PELO ESTUDO DO ESPIRITISMO Autor: Raquel Mendes Miguel

O Mestrado da ESCAS conta com duas turmas:

Coordenação do Mestrado Profissional

Cristiana Saddy Martins

ESCAS/IPÊ

Coordenadora no Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da ESCAS/IPÊ e professora no mesmo curso. Doutora em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, Mestra em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, especialista em Primatologia pela UNB – Universidade de Brasília e em Wildlife Management pelo Smithsonian Institution (Estados Unidos). Tem formação em Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e experiência na área de Ecologia Animal, com ênfase em manejo de fauna, nos seguintes temas: primatas, conservação, comportamento e espécies ameaçadas. Atualmente atua com educação para sustentabilidade.
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